Blindagem de Teto solar ou Panorâmico

04 Teto Solar[1] - Protech Blindagens

Entendendo a Blindagem de Teto solar ou Panorâmico

Tema bastante polêmico em uma blindagem, o teto solar, item comum em carro de luxo, pode ser um ponto de atenção que torna um veículo blindado vulnerável.

Um veículo selecionado para receber uma blindagem balística, jamais deveria possuir o sistema de teto solar. A sua abertura tornaria o veículo vulnerável. Atualmente quando disponibilizado por poucas montadoras.

Em muitos veículos não há altura suficiente entre o vidro do teto solar e a cortina que permita a montagem de um novo vidro com características balísticas do tipo nível 3A, sem que seja impedido o funcionamento da cortina. A solução encontrada pelo mercado até então, era a fabricação um “pacotinho de segurança” que ao ser agregado ao vidro original, proporcionava uma proteção balística menor. No entanto na maioria das vezes, face à questão mencionada da limitação da distância entre a cortina e o teto solar, esse conjunto (pacote balístico + vidro original) não alcançava o nível de blindagem 3A. Neste caso o nível da blindagem do veículo não era a mesma por inteiro..

“Mas infelizmente esta informação não parecia ser repassada ao contratante da blindagem por certa parcela de empresas”.

Desde a divulgação pelo Exército Brasileiro da Portaria 55 – COLOG em julho deste ano (vide matéria específica), passou a ser proibido o uso da solução do pacote balístico agregado ao vidro original, sendo necessária a substituição do vidro original por outro com propriedades balísticas caso se opte pela manutenção da transparência, ou ainda, opaco perdendo assim a sua transparência (dilatadamente a melhor solução técnica). Além disso, a Portaria aponta que o teto solar obrigatoriamente passa a ser FIXO, perdendo totalmente a sua funcionalidade.

Ainda assim, existem outras dificuldades técnicas quanto à blindagem do teto solar, que deve ser acompanhada durante a sua montagem por overlaps específicos que garantam a segurança dos ocupantes.

Espero ter ajudado a esclarecer